domingo, 22 de julho de 2012

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Renato Russo!


Em 27 de Março de 1960 nascia o então Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Elétrico, sendo considerado um dos maiores ídolos da música Brasileira.


Renato Russo morreu, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela Aids (era soro positivo desde 1989), mas jamais revelou publicamente sua doença. O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.
Como sou fã ou melhor (Legiomaniaco) presto minha singela homenagem a este poeta.

Renato Russo É considerado um dos mais importantes compositores do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual durou quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos, assumiu para sua mãe que era bissexual; em 1988, assumiu publicamente.
Em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de Outubro de 1996.
Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquíni Cavadão, 14 Bis e uma rara colaboração com Dorival Caymmi.
Infância:

Até os seis anos de idade, Renato sempre viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Começou a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador. Nessa época teria escrito uma bela redação chamada "Casa velha, em ruínas…".
Em 1967, mudou-se com sua família para Nova Yorque pois seu pai, funcionário do Banco do Brasil, fora transferido para agência do banco em Nova York, mais especificamente para Forest Hills, no distrito do Queens, onde foi introduzido à língua e cultura norte-americanas.
Aos nove anos, em 1969, Renato e sua família voltam para o Brasil, indo morar na casa de seu tio Sávio numa casa na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.


Em 1973 já na adolescencia a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos (Fê) (bateria) e Flávio Lemos (baixo elétrico) e do sul-africano André Pretorius (guitarra). O grupo durou quatro anos, de 1978 a 1982, terminando por brigas entre Fê e Renato. O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial (formado por Fê e Flávio, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto).
Após o fim do Aborto Elétrico, Renato começa a compor e se apresentar sozinho, tornando-se o Trovador Solitário. A fase solo durou poucos meses, até que o cantor se juntou a Marcelo Bonfá (baterista do grupo Dado e o Reino Animal), Eduardo Paraná (guitarrista, conhecido como Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (tecladista, conhecido como Paulo Paulista), formando a Legião Urbana, tendo Renato como vocalista e baixista.
Após os primeiros shows, Eduardo Paraná e Paulo Paulista saem da Legião. A vaga de guitarrista é assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que fica até o início de 1983. Seu lugar é assumido definitivamente por Dado Villa-Lobos (que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson). A entrada de Dado consagrou a formação clássica da banda.
À frente da Legião, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, sendo reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana/Legião Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.


Discografia
Discos solo
The Stonewall Celebration Concert (1994) - (250 mil cópias vendidas)
Equilíbrio Distante (1995) - (1 milhão de cópias vendidas)
O Último Solo (1997) (póstumo) (500 mil cópias vendidas)
Série Bis: Renato Russo - Duplo (2000) (coletânea)
Série Para Sempre: Renato Russo (2001) (coletânea)
Série Identidade: Renato Russo (2002) (coletânea)
Presente (2003) (póstumo) (150 mil cópias vendidas)
O Talento de Renato Russo (2004) (coletânea)
O Trovador Solitário (2008) (póstumo) (Este é o único álbum do cantor não lançado pela gravadora EMI. Foi lançado pelo selo Descobertas/Coqueiro Verde.)


Com a Legião Urbana
Álbuns de estúdio
Legião Urbana (1984)
Dois (1986)
Que País É Este 1978/1987 (1987)
As Quatro Estações (1989)
V (1991)
O Descobrimento do Brasil (1993)
A Tempestade ou O Livro dos Dias (1996)
Uma Outra Estação (1997) (póstumo)
Coletâneas
Música para Acampamentos (1992) (coletânea de gravações ao vivo)
Mais do Mesmo (1998) (póstumo)
Trilhas
A Era dos Halley (2007) (especial de TV gravado originalmente em 1985; em que a Legião Urbana participa com uma versão embrionária dA Canção do Senhor da Guerra) (póstumo)
Álbuns ao vivo
Acústico MTV Legião Urbana (1999) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo)
Como É que Se Diz Eu Te Amo (2001) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de "O Descobrimento do Brasil") (póstumo)
As Quatro Estações ao Vivo (2004) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de "As Quatro Estações") (póstumo)
Videografia
Acústico MTV (1999) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo)
Renato Russo Entrevistas (2006) (DVD lançado pela MTV com entrevistas guardadas durante 10 anos) (póstumo)
Acústico MTV Série Bis DVD+CD (2007) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo)
Rock Solidário - O Filme (2009) (42º Festival de Cinema Brasileiro em Brasília) (Curta-metragem)

domingo, 1 de julho de 2012

O Mundo de Beakman!


O mundo de Beakman foi um dos programas mais eficientes no ato de ensinar divertindo, usando uma linguagem direta e divertida conversando com o telespectador, para mostrar noções de ciências, química, física, astrologia e por aí vai.
No programa Beakman lia cartas de "tele-espectadores" fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
Com um corte de cabelo superfashion e sua capa verde fluorescente, ele se mostrava um grande conhecedor de todas as ciências, embora falasse que não sabia de tudo, apenas sabia como conseguir as respostas. Ele tinha um jargão estranho “Badabin Badaben Badabun!" e de vez em quando desaparecia para transformar-se em personalidades antigas ou ainda o super herói Homem-Equilíbrio. O maior problema de Beakman era Lester, um ator desempregado, que tinha sido contratado para ajudá-lo no laboratório, e que para isso, teve de vestir uma roupa de rato e fazer o que menos gostava: trabalhar. Lester era constantemente humilhado pelos outros personagens, sobretudo por Beakman, quando o desafiava. Apesar de seus puns, Lester jurava que tomava banho: "Eu não tomo banho anualmente. Eu tomo um banho por ano!". Além do ratão, Beakman contava com a ajuda de três assistentes: Josie que lia perguntas, ajudava o patrão em suas experiências e completava com perguntas; Liza, mais velha que Josie e que tinha como passa-tempo incomodar Lester e como função ajudar Beakman a responder algumas perguntas; Phoebe, ela dava uma certa energia ao programa, principalmente quando respondia as coisas antes dele, ou então quando o ficava imitando por trás de Beak. Phoebe não humilhava tanto Lester, era mais amiga dele.


Uma das coisas divertidas do programa eram os dois pingüins, Don e Herb (homenagem a Don Herbert, que representava Mr. Wizard em "Watch Mr. Wizard", no programa científico de 1951-55), que assistiam aos programas de uma TV no meio do Pólo Norte, e não tinham nada a ver com O Mundo de Beakman, apenas faziam comentários sobre o programa. Don aparecia à esquerda e Herb à direita. A mão de Ney, o câmera do programa, também fazia algumas participações especiais para auxiliar em algum experimento, ou apenas para segurar coisas.
O cenário e figurino era insano e colorido, combinando com os efeitos sonoros e as personagens. O programa se passava num laboratório que tinha, por exemplo, uma Tabela Periódica em forma daqueles jogos Twister. No início de cada episódio, a assistente tirava de uma espécie de gaiola gigante uma carta com alguma pergunta, e a lia para Beakman.
O programa tinha quadros como “Desafio de Beakman”, onde era feita uma pergunta aos telespectadores e dada a alternativa para que escolhêssemos em casa. Lembram da frase: “Parem, parem tudo. Estão ouvindo esse som? Ele quer dizer que está na hora do Desafio de Beakman”.


O programa foi exibido na tv america a partir de 1992, mas somente em 1994 que começou a ser exibido no Brasil.


O programa fez um enorme sucesso em todo mundo sendo exibido em mais de 35 países. A produção chegava a receber mais de 1000 cartas por semana de crianças, adultos e educadores de todos os Estados Unidos, Canadá e outros países. No Brasil a série foi exibida pela tv Cultura a entre 1994 -2002 e pelo canal fechado Bumerang em 2006.



O programa é muito indicado para professores que querem mostrar aos alunos diversos assuntos de forma divertida e muito bem explicada. Beakman explica de uma maneira que cativa as pessoas a ficarem olhando para a TV. O professor pode mostrar o trecho selecionado tanto como introdução a uma determinada matéria.